top of page

VOLTA INTERNACIONAL DA LAGUNA 100 KM
Desafio de Ciclismo ao Redor da Laguna de Araruama
A Maior Laguna Hipersalina do Planeta!

.png)


20 de setembro de 2026
Largada às 7h
Praia do Forte
Cabo Frio - RJ
CONTAGEM REGRESSIVA


SOBRE A VOLTA INTENACIONAL DA LAGUNA 100 KM
Desafio Ciclístico na Costa do Sol - RJ
A Volta Internacional da Laguna 100 km é o maior evento ciclístico da Costa do Sol do Rio de Janeiro, reunindo ciclistas de todas as partes do Brasil e do exterior para um desafio de resistência e aventura em estrada. Realizado pelo Cicloturismo Costa do Sol, o percurso completo de 100 km contorna a Laguna de Araruama — a maior laguna hipersalina em estado permanente do planeta — passando por seis municípios com vistas deslumbrantes e experiências únicas ao longo do trajeto.
Com largada e chegada em Cabo Frio, o evento promove o ciclismo de estrada e o turismo esportivo sustentável, incentivando a mobilidade ativa, a convivência segura entre ciclistas e motoristas, e a valorização das belezas naturais da Costa do Sol do RJ.
Ao longo do percurso de 100 km, os participantes desfrutam de pontos de apoio com hidratação, carros de apoio, equipe de resgate e motociclistas batedores, garantindo segurança e suporte técnico durante toda a prova. A experiência inclui paisagens históricas, salinas centenárias, cenários naturais impressionantes e uma atmosfera festiva entre ciclistas amadores e experientes.
O evento também está integrado à programação da Semana Nacional do Trânsito, reforçando a importância de práticas seguras, respeito no trânsito e o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e inclusivo.
Ideal tanto para atletas em busca de superação quanto para amantes do ciclismo que desejam pedalar em um cenário paradisíaco, a Volta Internacional da Laguna 100 km é mais do que um desafio — é uma celebração do esporte, da natureza e da cultura local, destacando a Costa do Sol RJ como destino obrigatório para o ciclismo no Brasil.
Desafio - Superação - Conquista

FIQUE POR DENTRO
6ª edição da Volta da Laguna 100 km.
Convide o(a)s amigo(a)s e participe do maior evento ciclístico da Costa do Sol!
Você está preparado(a) para superar seus limites?
Fortaleça seu corpo e sua mente para encarar este desafio e venha pedalar ao redor da
Maior Laguna Hipersalina em estado permanente do Planeta!
-
TEMPO DE CORTE: 7h (Sete horas) é o tempo máximo para completar a VOLTA INTERNACIONAL DA LAGUNA 100KM
-
Desafio impróprio para iniciantes e pessoas com baixo condicionamento físico!
-
Percurso 100% em asfalto
COM QUAL TIPO DE BICICLETA VOCÊ PODE PARTICIPAR:
-
Speed
-
Gravel
-
MTB
-
Assistida
-
Vintage
Antes:
-
Village:
-
Os inscritos concorrem a sorteio de brindes no domingo dia 20 de setembro 2026.
Durante:
Os inscritos na VOLTA DA LAGUNA 100 KM contarão com:
-
Seguro Atleta;
-
CRONOMETRAGEM PROFISSIONAL;
-
4 Pontos de Apoio com hidratação;
-
8 Motociclistas de Apoio;
-
5 Carros de Apoio e Resgate;
-
Apoio do CPRV RJ - Comando de Policiamento Rodoviário;
-
Apoio do 25º BPM RJ - Batalhão de Polícia Militar;
-
Apoio das GM de: Cabo Frio, Arraial do Cabo, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia;
-
Apoio de Ambulâncias dos municípios;
-
Fotografia profissional FOTOP (Fotos compradas à parte).
Após:
-
Medalha Finisher;
-
Troféus para os cinco primeiros da geral (Masculino e Feminino);
-
Hidratação na finalização.
PERCURSO
AGENDA
ENTREGA DO KIT ATLETA:
-
Sexta-feira (18 setembro) 11h às 20h
-
Sábado (19 setembro) 11h às 19h
ABERTURA DO VILLAGE (20 setembro)
-
6h Recepção dos atletas
ORGANIZAÇÃO DA LARGADA (20 setembro)
-
6:20
LARGADA:
-
7h
PÓDIO:
-
12:30
DICAS PARA PARTICIPANTES
Aqui você encontra uma série de dicas importantes para participar da VOLTA INTERNACIONAL DA LAGUNA:
-
Rumo aos 100km: Dicas Essenciais para o seu Primeiro Desafio; -
Aumente a Sua Performance Ciclística! Creatina: O Guia Completo; -
BCAA - O que é, Benefícios, Quando e Como Utilizar; -
Treinamento na Zona Z2: O Guia Definitivo para Aumentar a Resistência; -
Nutrição e Alimentação Saudável para Ótima Recuperação Muscular;






.png)

SOBRE A LAGUNA DE ARARUAMA
.png)
LAGUNA DE ARARUAMA
Localização: 22°54’40.4” S; 42°21’29.2” O
Descrição: A Laguna de Araruama é um geossítio de extrema relevância no nosso território, não só por ser o maior sistema lagunar hipersalino em estado permanente da Terra (cerca de 220 km²) como pela raridade do ecossistema em que ocorre. Banha os municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.
A existência da Lagoa representa uma parte relativamente recente da história da Terra, correspondente aos registros de avanços e recuos do nível relativo do mar nos últimos 120 mil anos, ou seja, compreende o final do período Quaternário (pequena parte do Pleistoceno e todo o Holoceno, que é o nome da época em que vivemos).
As variações no nível do mar muitas vezes representam mudanças climáticas cíclicas em nosso planeta, causadas por períodos de glaciação entremeados com momentos mais quentes, os interglaciais. Essas mudanças foram fundamentais para a deposição dos sedimentos na Restinga da Massambaba e para a existência deste sistema lagunar tão especial.
Pela observação da imagem de satélite é possível perceber que a Laguna de Araruama está separada do mar por um grande cordão arenoso, onde estão instaladas pequenas lagunas, como as Lagoas Vermelha, Pitanguinha, Pernambuca, Brejo do Espinho, entre outras.
Um Passeio pela História Geológica: A Formação dos Cordões Litorâneos da Massambaba
Estudos e datações revelaram que este cordão é composto por dois cordões de idades bem distintas, sendo que o mais velho não ocorre em toda a extensão da Massambaba e está mais próximo à Laguna de Araruama (chamado de barreira interna). Ele foi associado à elevação do nível do mar que ocorreu há cerca de 120 mil anos, formando uma enseada onde hoje está a Laguna de Araruama. Mas, no final do Pleistoceno, houve um período glacial bastante intenso, que fez recuar o nível do mar por conta do congelamento de água nos polos e continentes. Este recuo fez com que sedimentos se depositassem e houvesse a formação desse cordão mais velho e interno, cuja formação também foi facilitada pelo transporte de sedimentos pelas correntes marinhas.
Posteriormente, entre 7 e 5 mil anos A.P (antes do Presente), houve uma nova elevação do nível do mar. A que ocorreu há 5 mil anos é considerada a maior do Holoceno e alcançou cerca de 3 m acima do nível atual. O mar novamente invadiu a Laguna de Araruama, destruindo parte da barreira interna. No recuo do nível relativo do mar, que ocorreu após este momento, houve a formação por sedimentação da barreira externa que, assim, deixou seu registro nas pequenas lagunas existentes no interior do cordão.
Sua hipersalinidade peculiar está associada ao fenômeno da ressurgência. Esse fenômeno é causado pela Corrente das Malvinas, de águas frias, que migram pelo fundo do oceano até que alcança a Ilha do Cabo Frio, ou Ilha do Farol, em Arraial do Cabo. Com os ventos de direção NE, as águas quentes nas partes mais rasas do oceano são empurradas e essa água fria sobe à superfície. Isto desfavorece a evaporação e, consequentemente, a formação de nuvens de chuva. Além disso, os ventos também dispersam as nuvens que não encontram barreiras de montanhas para provocar a precipitação na região. Esse conjunto de fatores gera um clima semiárido. Assim, são raros os rios e córregos para abastecer a Laguna de Araruama e todo o sistema com água doce. A insolação e os ventos fortes favorecem a evaporação da água da lagoa, tornando-a hipersaturada em sais. Esta peculiaridade é responsável pela existência histórica das salinas na região, que emprestam beleza à paisagem com seus cata-ventos. Além disso, propicia as condições para formação de estromatólitos.
Referências: Prado, T.P.M. 2016. Caracterização de Fácies e Interpretação Paleoambiental em um Testemunho de Sondagem na Lagoa Vermelha, Planície Costeira de Araruama (Região dos Lagos), RJ. Trabalho de conclusão de curso (graduação), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia 53p. | Mansur, K.L. 2010. Diretrizes para Geoconservação do Patrimônio Geológico do Estado do Rio de Janeiro: o caso do Domínio Tectônico Cabo Frio [Rio de Janeiro]. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geologia, 214p. | Gênese da Morfologia do Fundo da Lagoa de Araruama e Cordões Litorâneos Associados | Estudo Preliminar da Climatologia da Ressurgência na Região de Arraial do Cabo, RJ
Fonte: Geoparques Costões e Lagunas

Apoio



.png)






bottom of page

