top of page
  • ElPaPe

O 1º Encontro Estadual de Cicloturismo foi um sucesso!

Atualizado: 12 de jun. de 2023

O 1º Encontro Estadual de Cicloturismo foi realizado nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2023 em Casimiro de Abreu, localizado no estado do Rio de Janeiro.



Casimiro de Abreu integra o Circuito de Cicloturismo Costa do Sol, e a secretária de Turismo e Eventos de Casimiro de Abreu, Adriana Grillo, ressaltou que “O município tem um grande potencial para a prática do ciclismo. Queremos fortalecer a regionalização do turismo, que busca desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, consolidando nossas vocações. Além da criação de roteiros que já estão sendo comercializados fora do país, o que estrutura o turismo como uma das principais atividades que movimentam a economia da cidade”.



A ACCA - Associação Ciclística de Casimiro de Abreu, recebeu com entusiasmo e deu total apoio ao evento, guiando os cicloturistas pelos maravilhosos caminhos que revelam as belezas das rotas rurais, ricas em cultura e história. Os variados atrativos gastronômicos e artesanais somados à recepção carinhosa fizeram do encontro uma experiência inesquecível.


O evento reuniu nomes consagrados do cicloturismo brasileiro, com o objetivo de promover o turismo sustentável e consciente através do uso da bicicleta como meio de transporte.

Durante o encontro, foram realizadas diversas atividades, como palestras, rodas de conversa e passeios de bicicleta pela região. Além disso, os participantes puderam trocar experiências e fazer uma pequena "degustação" das belezas que aguardam o cicloturista no Circuito de Cicloturismo Costa do Sol.



O cicloturismo tem atraído um número de crescente de praticantes para a Costa do Sol, que oferece uma ampla variedade de atrativos que encantam os visitantes. Ao pedalar, o cicloturista consome e divulga os produtos e serviços locais, compartilhando imagens e impressões que viajam rapidamente, atraindo novos visitantes.


O 1º Encontro Estadual de Cicloturismo teve como foco a importância da prática do cicloturismo como uma atividade carbono zero, saudável, ecologicamente sustentável e que contribui para o desenvolvimento das microrregiões. A conscientização ambiental é uma das características do cicloturismo, e indo além, o Circuito de Cicloturismo Costa do Sol está alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


O sucesso do 1º Encontro Estadual de Cicloturismo mostrou como é possível e de grande relevância promover práticas sustentáveis para o turismo ecológico de excelência na Região da Costa do Sol, revelando as inúmeras oportunidades e possibilidades que estão abertas para todos os municípios da área de abrangência do Circuito.


bottom of page