top of page
  • ElPaPe

CICLOTURISMO É LIBERDADE

Atualizado: 29 de mar. de 2023

Cicloturismo é a prática de viajar usando a bicicleta como modal de transporte, buscando o contato com a natureza, as pessoas, cultura, arte, geografia e história dos lugares enquanto experimente uma grande sensação de liberdade e autorrealização. É uma atividade de ecoturismo carbono zero e que beneficia a mente, o corpo e a alma do pedalante. No cicloturismo você terá a oportunidade de realizar uma jornada de autoconhecimento, a mais pura terapia no ritmo das pedaladas.


Pedalar envolve tanto a parte física quanto a mental. O cicloturista precisa desenvolver a flexibilidade do próprio comportamento, pois vai sair da sua rotina diária, irá passar pelo cansaço físico, conhecerá novas pessoas e maneiras de ver o mundo, por isso deve estar com a mente aberta para aproveitar as novas experiências que surgirão. Uma aventura cicloturística envolve preparo físico e o desenvolvimento da agilidade e força mental para superar as adversidades que podem aparecer, como problemas mecânicos, clima adverso e outros.



Se você deseja fazer um cicloturismo, o primeiro passo é um planejamento adequado, com especificação da rota, qual a melhor época para ir, estudo dos atrativos do caminho, pontos de apoio, hospedagem, etc. É importante saber se vai viajar sozinho ou em grupo, se vai ser estilo autossuficiente ou com apoio, se vai dormir onde der, campings, pousadas, hotéis ou casas particulares.


Cicloturismo possibilita ao praticante ter um novo olhar sobre o mundo a bordo de sua bicicleta, com maravilhosas oportunidades para viver experiências diferenciadas e inesquecíveis. É uma atividade apaixonante e um grande encontro com a liberdade e a paz que vem ganhando muitos adeptos em todo o mundo.


Seja o seu estilo de cicloturismo autossuficiente ou com apoio, você pode escolher um roteiro que envolva uma ou mais das categorias abaixo:


- Cicloturismo de montanha:

É feito em locais com inclinação acentuada, onde se exige um ótimo condicionamento e um planejamento detalhado. O esforço é recompensado com cenários espetaculares e a sensação de superação por estar onde poucos conseguem chegar.


- Cicloturismo urbano:

Percorre distâncias curtas por ruas e avenidas, podendo ser realizada no centro da cidade ou perto do mar para se conhecer os atrativos locais.


- Cicloturismo de férias:

Pode ser realizado para se percorrer uma rota ou circuito nacional ou internacional, onde se encontram locais para descansar e relaxar após a viagem.


- Cicloturismo de longa distância:

Você pode definir um longo tempo para viver uma experiência única e desafiadora.

Exige flexibilidade mental, ótima capacidade de improviso e criatividade, além, é claro, de um bom preparo físico.

Pode ser atravessar um estado, país ou até mesmo dar a volta ao mundo. Você irá definir a meta.


Seja com um planejamento detalhado ou simplesmente ir com o coração aberto a novos encontros e possibilidades, você sairá uma pessoa melhor no final da jornada.


Por

ElPaPe

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page